Posts recentes

faculdade de Enfermagem

Faculdade de enfermagem: o que esperar do curso?

A faculdade de enfermagem prepara os alunos para trabalharem na área de prevenção, promoção, proteção e também restabelecimento da saúde da população. É muito comum que esse trabalho seja feito em parceria com outros profissionais do mesmo setor. 

Quando finalizam o curso, esses estudantes estão qualificados para compreender da melhor maneira a saúde dos pacientes. 

E, com esse diploma, são capazes de tomar decisões corretas referentes à ética profissional, visando sempre o bem-estar geral das pessoas.

NÃO PERCA: Bolsas com a Nota do Enem na Estácio de Sá

Qual o objetivo de cursar a faculdade de enfermagem?

Os estudantes que ingressarem em uma faculdade de enfermagem podem seguir seus estudos nas modalidades de licenciatura ou bacharelado. Para conquistar o seu diploma na área, é necessário estudar por 4 a 5 anos. 

O principal objetivo da faculdade de enfermagem é a formação de novos profissionais para atuar na área de recuperação, proteção e também promoção da saúde nos pacientes. 

Caso tenha interesse nessa área, é possível obter seu diploma na modalidade presencial e a distância. Mas para que você consiga exercer as atividades profissionais de enfermagem, o curso deve possuir certificado do MEC. 

Os graduandos também devem obter um certificado, o qual será emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem, também conhecido como COREN. 

Quais são as disciplinas no curso de enfermagem?

De acordo com as diretrizes determinadas pelo MEC, os conteúdos abordados em um curso de enfermagem devem contemplar três áreas, são elas:

  • Ciências da Enfermagem, como fundamentos, administração, ensino e outros conhecimentos;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Ciências Biológicas e de Saúde.

Durante o período em que o aluno estiver em uma faculdade de enfermagem, eles passam por atividades práticas, as quais são realizadas em laboratórios. 

Além da necessidade de passar por um estágio obrigatório supervisionado, o qual será realizado em hospitais, clínicas ou outras redes de saúde. 

No estágio, os alunos têm contato direto com os pacientes, desenvolvendo melhor suas habilidades.

Para conquistar o seu diploma na área de enfermagem, será necessário apresentar o seu TCC, ou seja, Trabalho de Conclusão de Curso. 

Onde os estudantes podem atuar após a formação na faculdade de enfermagem?

Os profissionais tendem a demonstrar um perfil com visão ampla para o sistema de saúde do país. Ele conhece várias técnicas, além de aplicar o seu conhecimento em vários níveis. 

Um enfermeiro pode trabalhar desde o atendimento simples de famílias até comunidades com maior complexidade. Esse é o caso dos profissionais que atuam com pacientes de UTIs. 

Além de prestar atenção aos pacientes, os enfermeiros também precisam possuir raciocínio clínico. Além da necessidade de estar apto para elaborar diagnósticos de enfermagem, planejamento e organização de todos os cuidados que serão prestados.

Ao finalizar a faculdade e conquistarem o certificado do COREN, esses profissionais irão exercer as seguintes atividades:

  • Atuam no controle e também prevenção de doenças que são transmissíveis;
  • Devem auxiliar os médicos durante cirurgias, assim como outros procedimentos;
  • Organizar, supervisionar e também gerenciar os serviços da equipe de enfermagem;
  • Prestar todos os cuidados necessários para pacientes que estão com alto nível de gravidade;
  • Promovem orientações gerais sobre saúde para a população;
  • São responsáveis pela prescrição de determinados tipos de medicamentos;
  • Trabalham com o resgate de vítimas de acidentes e fazem o acompanhamento de equipes de salvamento.

Essas são as principais atividades desenvolvidas pelos enfermeiros. Mas esse quadro pode variar, dependendo da especialização que o profissional seguir. 

faculdade de Enfermagem

Qual o valor de uma faculdade de enfermagem?

O valor de uma faculdade de enfermagem pode variar, dependendo da escolha que o estudante fizer. Mas é muito comum que as instituições prestigiadas nessa formação cobrem mensalidades superiores a R$ 2.000,00. 

Claro que, se o seu objetivo é entrar em uma opção mais em conta, vale a pena buscar por uma bolsa de estudos. Existem várias plataformas que oferecem essa modalidade de ensino para os estudantes, basta analisar com atenção as opções. 

Você pode conquistar uma bolsa com até 75% nas instituições de ensino privadas do Brasil, diminuindo sua mensalidade em até R$ 149,00. Mas é claro que isso irá variar de caso para caso, podendo conquistar ou não esse desconto em sua bolsa de estudos. 

E o mercado de trabalho: como é?

Na região Sul e Sudeste do Brasil estão distribuídas as melhores ofertas de estudos para os interessados em enfermagem. Como consequência, as melhores oportunidades também estão nessas regiões. 

As regiões Norte e Nordeste do país enfrentam uma grande carência desses profissionais, já que a concentração de graduandos na área também é do Sul e Sudeste. Vale ressaltar que o atendimento em casa está em alta em todo o país. 

Lembre-se de entrar em uma faculdade de enfermagem de prestígio no país, visando melhor qualificação profissional na área. Também é importante conferir se a instituição é certificada pelo MEC, pois isso garante que o ensino é de qualidade.

Assim que conquistar o seu diploma, obtenha o seu certificado do COREN e inicie seu atendimento na área.